terça-feira, dezembro 05, 2006

Não se desespere por não saber usar sua HP

Gustavo Avellar
A cada novo semestre mais alunos compram calculadoras HP. Infelizmente, grande parte destes alunos não sabe utilizar ou não conhece bem o que a HP pode fazer por ele. Para uma calculadora custar tanto, ela deve ter algumas funções bem interessantes, e tem. O objetivo dessa coluna do Resistor é mostrar ao leitor como utilizá-las.

Expansão em Frações Parciais e Transformada de Laplace
Alunos de ASL e Controle freqüentemente encontram problemas de Cálculo I e EDA enquanto resolvem seus exercícios. Por exemplo, dada uma função de transferência, encontrar a resposta ao impulso no tempo.
Digitamos a função de transferência com ajuda do Equation Writer, depois vamos ao menu ALG digitando ; + 4. Observe na figura abaixo que a variável X substitui a variável s.

Apertando a tecla F6 executamos a função PARTFRAC, e temos o resultado a seguir:

Em seguida, vamos para o menu CALC apertando : + 4 e depois DIFF, para entrar no menu de equações diferenciais:

Por fim, aperte F2 para executar a função ILAP, que é a transformada de de Laplace inversa. A variável X agora substitui a variável t.


Solução de Sistemas Lineares
Ao resolver circuitos utilizando o método das tensões de nó ou o método das correntes de malha sempre nos deparamos ao final de cada exercício com um problema de GAAL, resolver um sistema de equações lineares. Quando o sistema é de duas ou três equações, é bem fácil resolvê-lo, mas se esse número cresce, a resolução pode ser uma tarefa demorada e trabalhosa. Por exemplo, seja o seguinte sistema de equações:
25i1 – 5i2 – 20i3 = 50
–5i1 + 10i2 – 4i3 = 0
–5i1 – 4i2 + 9i3 = 0
Aperte ; + 7 para entrar no Numeric Solver. Em seguida escolha a opção 4. Solve Lin sys:

Aperte F1 (EDIT) e entre com os coeficientes do sistema:

Por fim, aperte F6 (SOLVE) e o sistema será resolvido:

Voltando para a tela inicial da HP, a resposta fica mais fácil de ser visualizada.


Se você tem alguma dúvida sobre calculadoras HP, entre em contato através do meu e-mail. Na próxima edição do Resistor posso responder sua dúvida aqui.

4 comentários:

Daniel S. C. disse...

Boa explicativa, no entanto o PARTFRAC não consegue resolver algumas equações como (1/X³*(X-2)). Teve um momento que eu utilizei EXPAND ou SIMP para alterar a equação e assim o PARTFRAC funcionou. Mas não sei corretamente o que fiz. Isso já aconteceu com você? Você conseguiu resolver? Se sim, como?
Vlw

Rafiwskis disse...

Muuuuuuuuuuito bem explicado

AlteregoBipolar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
AlteregoBipolar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.