quinta-feira, abril 26, 2007

Dicas de HP

Gustavo Avellar
Ferramentas para Controle
Durante uma aula de Controle no semestre passado, discutimos com o professor Reinaldo Palhares novas formas de abordar o conteúdo da disciplina com os alunos. Pensamos o quão interessante seria se contássemos com ferramentas como o SISOTool na hora de fazer uma prova. Estas ferramentas poupariam tempo na hora de traçar gráficos de resposta em frequência, lugar das raízes, Nyquist, Nichols, etc, e com o tempo de sobra os alunos poderiam se preocupar com o mais importante: o que estes gráficos têm a nos dizer.
O programa Bode-Routh 8.1 é uma dessas ferramentas. Com ele podemos traçar diagramas de Bode, Nyquist e Nichols, além de Lugar das Raízes e resposta ao impulso e ao degrau. Polinômios são representados através de listas que contém seus coeficientes. Por exemplo:
x^3 - 2x^2 - 5x + 6
pode ser representado assim:
{1 -2 -5 6} ou assim {{1 3 -2}}
Sabendo como representar uma função de transferência (FT), podemos agora traçar um diagrama de bode da seguinte FT:
4/(s(s + 2))
Aperte a tecla BODE e em seguida entre com o numerador e o denominador da FT nos campos NUM e DEN:

Os outros campos são:
  • D: atraso (0 por padrão);
  • T: tipo de gráfico, magnitude ou fase;
  • RES: resolução, normalmente um valor entre 0 e 1. Quanto menor, mais preciso fica o gráfico, mas mais lento para plotar.
  • AUTO: Quando ativado ajusta a escala do eixo vertical automaticamente.
  • HR e VR: ajusta os limites horizontais e verticais do gráfico.
Aperte DRAW e você verá o seguinte gráfico:

O que foi mostrado aqui é apenas uma das possibilidades para este programa. Para saber mais, leia o manual: ele tem menos de vinte páginas e é bem explicativo. O programa funciona em qualquer tipo de HP, das mais antigas até as mais novas. A única ressalva é que ele precisa de outro programa instalado na HP para funcionar. Os endereços de cada programa que deve ser instalado na HP são:
hp-48gx e hp-48g+:
Bode-Routh 7.1
Neopolys 6.5

hp-48gII, hp-49g, hp-49g+ e hp-50g:
Bode-Routh 8.1
Neopolys 8.1

As teclas da minha HP quebraram, e agora?
Muitos alunos enfrentaram problemas logo depois que compraram suas HPs. Teclas quebradas e soltas, pintura que desbota ou descasca e partes que se quebram sem explicação. Estes problemas têm uma solução, mas que não é muito divulgada.
O que deve ser feito é bem simples. Ligue ou mande um e-mail para o suporte técnico da HP e explique qual defeito sua HP apresentou. Eles vão te responder e pedir para você enviar seus dados pessoais e sua HP (com a nota fiscal) para o endereço da HP em São Paulo. Depois disso, é só aguardar e em até um mês você deve estar com uma HP nova ou sua HP antiga, consertada.
Você pode entrar em contato com o suporte da HP através do telefone 0800-709-7751 ou do e-mail hpcalculators@teletech.com.br

5 comentários:

Unknown disse...

Eu nao consegui instalar a blioteca, da uma mensagem quando tento aceder o meno Bode "Error: Undefined XLIB Name". O que podera ser?

Pedro Ivo Fonseca disse...

nossa, vc salvou minha vida, tenho prova hoje sobre o assunto, espero que dê certo, obrigado

Geraldo Fonseca disse...

Como se instala na hp 50G?

Anônimo disse...

Olá! Eu instalei o Bode-Routh na minha 50g e funcionou bem, mas os outros gráficos que preciso plotar permanecem na escala horizontal de 0.1 a 100 e não sei como mudar isso... Tem como me ajudar?

Unknown disse...

Notei que os valor de fase no eixo vertical não batem! Estão em graus?

Fico no aguardo pois tenho prova amanhã!