quinta-feira, abril 26, 2007

Se prepare para conquistar o mundo!

O que fazer para participar de um intercâmbio internacional através da UFMG.

No mês de abril de 2007, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG publica o edital para intercâmbios internacionais, com vagas para o primeiro e segundo semestres de 2008. É bom ficar atento para não perder as datas de inscrição. E para que tudo corra bem, O RESISTOR dá algumas dicas para você se preparar para o processo.

“Uhu, sou um calouro empolgado que já quer fazer pós-doutorado no primeiro período e pretendo sair viajando pelo mundo! Eu posso?” Calma lá, não é bem assim... É claro, existem algumas regras para poder participar do programa. Uma delas é que você precisa estar regularmente matriculado em um curso de graduação da UFMG e cursando disciplinas na data da candidatura. É necessário que você tenha cursado no mínimo 50% do total de créditos do seu curso na data de início do intercâmbio e que, ao voltar ao Brasil, curse pelo menos um período na UFMG. Outro ponto, que pode parecer óbvio, é que você precisa ter fluência na língua da universidade estrangeira. A parte mais chata disso tudo: o seu rendimento semestral global (RSG) deve ter a média igual ou superior a 3, ou seja, você tem que ser um pouco mais que um bom aluno...

“Sou autodidata em francês. É só fazer uma leitura em voz alta d'O Pequeno Príncipe que eles vão acreditar que eu sou fluente na língua?” Usualmente, é necessário possuir um certificado da língua estrangeira em questão, informado no edital. Mas se você realmente sabe ler, falar e escrever uma língua estrangeira, não encontrará dificuldade para fazer uma prova do CENEX da Faculdade de Letras da UFMG. Após ser publicado o edital de intercâmbio, procure o CENEX que eles te informarão a data e os procedimentos para o teste, que costuma ser reconhecido pelas universidades do exterior. Mas algumas universidades não aceitam esse teste, ok? Leia atentamente o edital para saber qual certificado é válido para a universidade na qual você estiver pleiteando a vaga!

“Vendi minha bicicleta, minha calculadora HP e meu livro de Eletromagnetismo. É dinheiro suficiente para fazer a viagem?” Talvez. Mas bem talvez mesmo... Algumas universidades oferecem ajuda de custo a alunos pré-selecionados pela FUMP (ela analisa os candidatos aprovados no programa de intercâmbio e decide a quem a bolsa deve ser concedida). Basicamente, o estudante intercambista da UFMG é isento das taxas da universidade que cursar no exterior, embora deva estar em dia com a contribuição ao fundo de bolsas da FUMP. Hospedagem, seguro-saúde (obrigatório), alimentação, transporte e outras despesas ficam por conta do estudante e, de acordo com a DRI, devem ficar entre 800 e 1000 dólares mensais nos EUA e entre 600 e 800 euros na Europa, por exemplo. Há alguns intercâmbios, como o BRAFITEC e o Escala Estudantil, que oferecem bolsa-auxílio aos estudantes.

“Tem intercâmbio para a Suazilândia?” De acordo com o edital da DRI de 2006, havia vagas para o curso de Engenharia Elétrica nos seguintes países: Alemanha, Estados Unidos, França, Dinamarca, Itália e Portugal. Há alguns programas de intercâmbio que são divulgados em datas diferentes para a Argentina e a França, por exemplo.

“Eu sou um lerdo que nunca fica sabendo de nada! Tenho certeza que não vou ficar sabendo quando o edital for publicado!” Dica d'O RESISTOR: fique atento aos murais da Escola de Engenharia e às listas de e-mail, como a eletrica-l, por exemplo. Existe também um mailing da Diretoria de Relações Internacionais que divulga todos os programas de intercâmbio para graduação e pós-graduação, além de outras oportunidades no exterior. Para se cadastrar, envie um e-mail para sdi@cointer.ufmg.br com as palavras “Cadastro no mailing” no campo “Assunto” da mensagem. Não deixe também de visitar o site da DRI (www.ufmg.br/dri) e o blog d'O RESISTOR (oresistor.blogspot.com).


Os principais intercâmbios na UFMG

Intercâmbio Internacional da UFMG: é o principal programa de intercâmbio da UFMG, pois tem inúmeras vagas para diversos cursos em várias universidades do mundo. O edital costuma sair no mês de abril de cada ano (já saiu), com as vagas para o ano seguinte. Fique atento!

BRAFITEC: leva anualmente 4 alunos de Engenharia Elétrica e 2 alunos de Engenharia de Controle e Automação para a ESIEE, na França. O edital sai um junho, e já no segundo semestre o aluno viaja para o exterior.

Escala Estudantil: intercâmbio entre universidades da América do Sul. Na Engenharia Elétrica, o programa já recebeu 4 alunos na UFMG e enviou 2 alunos para o exterior. Atualmente não há vagas para estudantes do nosso curso.

Nenhum comentário: