quinta-feira, abril 26, 2007

Intercâmbio Universitário: quem veio e quem foi

Quem veio

O RESISTOR conversou com Sébastien Lamort, que é estudante de Engenharia Elétrica da universidade francesa ESIEE (École Supérieure d'Ingénieurs) e está cursando um semestre na UFMG. Saiba quais são as impressões dele:

"Gostaria de vir para o Brasil para descobrir novas culturas, novas maneiras de morar e viver, e aproveitei a oportunidade gerada pelo convênio entre minha universidade e a UFMG. Vejo nesse intercâmbio uma maior oportunidade de estudar coisas diferentes, que não poderia estudar na França."

"Aqui na UFMG temos uma variedade muito grande de disciplinas, e uma liberdade maior para escolhê-las. Estou tendo a oportunidade de estudar muitas matérias da área de geração de energia elétrica, que pra mim é uma área de grande interesse."

Quem foi

A aluna Andréa Resende, estudante da UFMG, participou do programa Escala Estudantil e foi para Tucumán, na Argentina. Confira também o que ela contou ao O RESISTOR:

"Sempre quis fazer um intercâmbio, conhecer outras culturas e regiões, além de praticar e melhorar uma língua estrangeira. Antes de saber do intercâmbio, nem conhecia a região, mas assim que fiquei sabendo, pesquisei a respeito e me interessei muito. Um dos pontos fortes em relação aos estudos foi a oportunidade de cursar um período da graduação em Engenharia Biomédica (devido à flexibilidade do programa). Cursei matérias que acrescentaram muito e pude aproveitá-las para o Certificado de Estudos Abertos. Tive uma surpresa muito positiva em relação a tudo. As pessoas mais que amáveis e acolhedoras, a UNT (Universidad Nacional de Tucumán) com seus poucos recursos e imensa produtividade, os amigos brasileiros e de outros países, o doce de leite e a carne argentinos.. . Com certeza foi uma das melhores experiências que a UFMG me proporcionou.”

Nenhum comentário: