quinta-feira, abril 26, 2007

Nem só da geometria vive a bola

O futebol no Brasil não é um esporte. É o jogo da bola, da malícia e do drible. É o jogo que reflete a própria nacionalidade de uma terra dominada pela paixão da bola. No espaço do jogo, o futebol brasileiro é capaz de esquecer o próprio objetivo do gol, convicto de que a virtude sem alegria é uma contradição. Ganhemos a copa ou não, somos os campeões da paixão despertada pela bola!”

Extraído do livro “Brasil, o País do Futebol”.


Desde que Charles Miller trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras em 1894, o Brasil passou a ter outra identidade: o País do Futebol. E não poderia ser por menos que, hoje, o Campeonato de Futsal é a tradição mais forte e mais antiga dentre os alunos do curso de Engenharia Elétrica: ele combina integração, diversão, talento, criatividade, muitos gritos de guerra e também as jogadas mais impressionantes... Você conhece algum campeonato onde um time tem uma jogada ensaiada chamada “Estátua”, na qual todos os jogadores ficam parados, esperando alguma coisa acontecer? Ou então a “Mulher Grávida” e a “Muralha da China”? Até os melhores do mundo morrem de inveja...

No segundo semestre de 2006, contamos com 14 times, dos mais novos aos mais tradicionais, no Torneio Engenheiro Fernando Melo. Esse cara, também conhecido como “Loko”, foi um dos melhores jogadores de futsal da Engenharia Elétrica dos últimos anos, mas mesmo assim não conseguiu vencer nenhum campeonato na sua trajetória acadêmica. Em seu último semestre no curso, 2006/1, seu time se chamou “Agora Vai”, mas infelizmente não foi. Os remanescentes da turma formaram então o “Time do Loko” (sem o Loko) e acabaram se consagrando os campeões de 2006/2. Conheça um pouco sobre os outros times participantes e suas atuações no último campeonato:

PCC - Time tradicional, que conquistou 4 dos 7 campeonatos que disputou. Já foi o mais odiado e hoje é apenas o time mais temido do campeonato.

VCC - Oriundo da mesma turma do PCC (2003/2), já foi motivo de piadas por não conseguir bons resultados. No último campeonato, a equipe passou a ser mais respeitada pelos adversários, e garantiu o 4º lugar.

Mexerica Elétrica - Ao ser campeão em 2004/2, tornou-se o único time a quebrar a hegemonia do PCC no campeonato no período de 2004/1 a 2006/1. Chamava-se Laranja Elétrica, mas apanhou do Munrah Pelada Clube e trocou o nome.

TNT - Tinha gente demais querendo jogar, então resolveram dividir o time em dois. O resultado foi que tanto o TNT A quantoo TNT B fracassaram.

Munrah Pelada Clube - O time que já nasceu campeão. Provavelmente o mais carismático da elétrica, acabou de participar de seu último campeonato com uma bela sequência de derrotas, como de costume, mas também com muita alegria e disposição. Tem até torcida organizada: a Munrah-loucura.

Salinas Futebol e Cachaça - Nesse campeonato deixaram o futebol em segundo plano. Sobrou só a cachaça.

Super-ohms - É daqueles times que nunca ganham, mas também nunca perdem. Dão trabalho a alguns times, e vencem outros com facilidade, mas não conseguem chegar a uma posição expressiva no campeonato.

Calouros - Calouros não ganham o campeonato. Está no regulamento.

Cartão Amarelo - Muda de nome todo semestre, pra tentar apagar o estigma de saco de pancadas do semestre anterior. Cabrália Futebol e Beijoca, Domori San Tennis Club, Fornalha Futebol e Funk... Tudo o mesmo time. Com o fim do Munrah, é o mais forte candidato a aumentar o saldo de gols dos adversários nas próximas edições do campeonato.

Void - A camisa personalizada ficou pronta depois de muitos meses de planejamento, mas pelo jeito ficou muito pesada, e o Void não conseguiu bons resultados.

Wazzluccy - Time com o nome mais difícil de soletrar. Fez um péssimo campeonato em 2006, o que foi uma pena, pois era um time tradicional que também encerrou suas atividades.

Time - Sofreu uma derrota para o VCC na primeira fase, mas acabou vencendo-o na semifinal, que foi até a prorrogação. Na final do campeonato não resistiu ao “Time do Loko”, e saiu com o título de vice.

Agora aguardamos ansiosos por mais um campeonato que se inicia: o Troféu Professor Evandro de Oliveira Araújo.

Nenhum comentário: