Gustavo Avellar
A cada novo semestre mais alunos compram calculadoras HP. Infelizmente, grande parte destes alunos não sabe utilizar ou não conhece bem o que a HP pode fazer por ele. Para uma calculadora custar tanto, ela deve ter algumas funções bem interessantes, e tem. O objetivo dessa coluna do Resistor é mostrar ao leitor como utilizá-las.Expansão em Frações Parciais e Transformada de Laplace
Alunos de ASL e Controle freqüentemente encontram problemas de Cálculo I e EDA enquanto resolvem seus exercícios. Por exemplo, dada uma função de transferência, encontrar a resposta ao impulso no tempo.
Digitamos a função de transferência com ajuda do Equation Writer, depois vamos ao menu ALG digitando ; + 4. Observe na figura abaixo que a variável X substitui a variável s.
Apertando a tecla F6 executamos a função PARTFRAC, e temos o resultado a seguir:
Em seguida, vamos para o menu CALC apertando : + 4 e depois DIFF, para entrar no menu de equações diferenciais:
Por fim, aperte F2 para executar a função ILAP, que é a transformada de de Laplace inversa. A variável X agora substitui a variável t.
Solução de Sistemas Lineares
Ao resolver circuitos utilizando o método das tensões de nó ou o método das correntes de malha sempre nos deparamos ao final de cada exercício com um problema de GAAL, resolver um sistema de equações lineares. Quando o sistema é de duas ou três equações, é bem fácil resolvê-lo, mas se esse número cresce, a resolução pode ser uma tarefa demorada e trabalhosa. Por exemplo, seja o seguinte sistema de equações:
25i1 – 5i2 – 20i3 = 50
–5i1 + 10i2 – 4i3 = 0
–5i1 – 4i2 + 9i3 = 0
Aperte ; + 7 para entrar no Numeric Solver. Em seguida escolha a opção 4. Solve Lin sys:
Aperte F1 (EDIT) e entre com os coeficientes do sistema:
Por fim, aperte F6 (SOLVE) e o sistema será resolvido:
Voltando para a tela inicial da HP, a resposta fica mais fácil de ser visualizada.
Se você tem alguma dúvida sobre calculadoras HP, entre em contato através do meu e-mail. Na próxima edição do Resistor posso responder sua dúvida aqui.
4 comentários:
Boa explicativa, no entanto o PARTFRAC não consegue resolver algumas equações como (1/X³*(X-2)). Teve um momento que eu utilizei EXPAND ou SIMP para alterar a equação e assim o PARTFRAC funcionou. Mas não sei corretamente o que fiz. Isso já aconteceu com você? Você conseguiu resolver? Se sim, como?
Vlw
Muuuuuuuuuuito bem explicado
Postar um comentário